Projetos Socioeducativos

PROJETO LER É SABER
O objetivo deste projeto é proporcionar acesso as informações que colaboram para a qualidade de vida das comunidades com menos recursos por meio de atividades socioeducativas desenvolvidas por voluntários do Grupo Corrente do Bem:
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ajudar as pessoas que desejam aprender a ler e escrever.
APOIO PSICOPEDAGOGO
Ajudar as pessoas que sabem ler e que desejam melhorar os conhecimentos e incitá-las a voltar para a escola.
APOIO ESCOLAR
Ajudar aos estudantes com menos recursos do ensino fundamental e do ensino médio.
NOVA LÍNGUA
Ensino de línguas: espanhola, inglesa, francesa, chinesa, italiana, alemã e outras.
LÍNGUA ESPECIAL
Ensino de língua de sinais e braile para a comunicação com pessoas com deficiência.
QUALIFICAÇÃO
Ensino de informática, web designer e eletrônica básica.
CULTURA
Incentivo à prática e ao desenvolvimento de talentos no teatro, música, canto, dança, artesanato e artes em geral.


PROJETO VIVENDO E APRENDENDO
O objetivo deste projeto é proporcionar acesso as informações e execução de meios de comunicação, desenvolvidos nas atividades socioeducativas pelos educandos e voluntários do Grupo Corrente do Bem:
ARQUIVO COMUNITÁRIO
Pastas específicas, para cada tema determinado pela coordenação.
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
Distribuição de folhetos informativos, para conscientizar a comunidade sobre a importância da qualidade de vida por meio de temas específicos, reportar manifestações e atos populares relacionados com a qualidade de vida e divulgá-los por meio da Internet e outros meios de comunicação.
ENCONTRO COMUNITÁRIO
Tem por meta proporcionar informações preventivas e de orientação, conscientizar as pessoas a respeito de tudo que estar relacionado com a qualidade de vida, contribuindo para que um grande número de pessoas possa obter ajuda, e assim, ter uma vida com mais dignidade.

PROJETO MAIS VIDA
Desenvolver atividades que contribuam com a qualidade de vida, possibilitando a implantação de serviços de grande valor e inexistentes na comunidade.

INTEGRAÇÃO DOS GRUPOS DISTINTOS PARA CONSCIENTIZAR A RESPEITO DOS FATOS E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM BUSCA DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA.
1. GCM - GRUPO CÍVICO MULTIDISCIPLINAR
Prática dos conhecimentos obtidos, ensino com disciplina, trabalho comunitário e divulgação dos valores locais.
2. GPR - GRUPO DE PAIS E RESPONSÁVEIS
Exercitando o convívio e a experiência de gerações distintas, resgatando os valores sociais.
3. GCE - GRUPO COMUNITÁRIO DE ESTUDOS
Abordando conteúdos específicos para o desenvolvimento de aprendizagem e a consciência sobre os temas sociais distintos.

PROJETO INFORTUR
Tem por objetivo executar, divulgar e incitar o Turismo Social por meio do trabalho com os membros das comunidades com menos recursos e capacitá-los, ensinando as atividades profissionais. Proporcionar aprendizagem da prática de atividades turísticas por meio de oficina modelo, integrando os educandos ao trabalho multidisciplinar, desenvolvendo os conhecimentos obtidos em benefício da comunidade local e de incentivo ao turismo, divulgando a imagem institucional.
1. TURISMO SOCIAL
Desenvolver os projetos, integrando os espaços físicos e infraestruturas existentes e realizar ensino de capacitação e qualificação para implantar o centro cooperativo. Desenvolver a prática dos conceitos e definições obtidos pela teoria acadêmica. O método da prática segue um parâmetro definido pela coordenação, agregando os educandos selecionados por meio da avaliação aplicada. O trabalho integra disciplina o que possibilita dinamismo, criatividade, convívio em grupo e ato solidário.
2. INTERCÂMBIO
Divulgar o trabalho, trocar experiências e obter apoio para realização e desenvolvimento das atividades planificadas: Acadêmicos e profissionais de turismo, organizações em geral e pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade no Brasil e no exterior.


PROJETO MÃO AMIGA
Incitar as pessoas a colaborar e apoiar os projetos do Programa Educação e Ação. Realizar trabalho voluntário em uma organização, no mínimo duas horas por semana e repassar as informações obtidas para a comunidade local e para os demais membros do Grupo Corrente do Bem.
Incentivar a implantação de atividades, campanhas e movimentos que beneficiam a comunidade, a organização onde se desenvolve o trabalho voluntário, a humanidade e o ecossistema.